A abdominoplastia é a cirurgia realizada para o tratamento do excedente de pele e gordura do abdômen, assim como o tratamento da musculatura abdominal, resultando em um abdômen mais liso e tonificado. As pacientes mais indicadas para a realização de uma abdominoplastia são aquelas com flacidez e perda de tônus da musculatura abdominal, flacidez de pele, pele com estrias, resultantes de gestações, oscilações de peso ou outros eventos como cirurgias previas ou causas genéticas. É importante ressaltar que as pacientes candidatas à realização de uma abdominoplastia devem estar com seu peso próximo do ideal,pois a cirurgia não tem como objetivo o emagrecimento, e sim melhorar a forma e o contorno do abdômen. A cirurgia inicia na maioria das vezes com uma lipoaspiração para retirada de gordura do abdômen e flancos e melhora do contorno. A seguir ocorre a remoção do excesso de pele e gordura do abdômen inferior. O reforço da musculatura abdominal é obtido com sua sutura na linha média, dando firmeza à parede abdominal e afinando a cintura. Busca-se uma cicatriz final que fique escondida debaixo das roupas íntimas. Em casos selecionados, pode-se optar pela miniabdominoplastia, na qual obtemos cicatrizes menores, sem necessidade de cicatriz umbilical.
No pós-operatório é necessário andar ligeiramente curvado para frente nos primeiros dias. Pode haver dor, inchaço, equimose ou dormência temporária na pele abdominal. O uso de malha compressiva, drenagem linfática e analgesia adequada, são importante nos cuidados pós-operatórios. O retorno ao trabalho se dá em média em 3 a 4 semanas. É importante notar que novas gestações e ganho ou perda substancial de peso podem comprometer o resultado. Entretanto, com dieta adequada e exercícios físicos, o resultado da abdominoplastia pode ser duradouro e manter-se por vários anos.
O processo de envelhecimento geralmente causa uma perda de volume no tecido gorduroso da face. Isto ocorre, mais comumente, ao redor dos olhos, boca, bochechas e na linha da mandíbula. A realização de preenchimentos faciais pode ser feita para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais. O ácido hialurônico é a substância mais utilizada nestes casos por sua segurança e pela possibilidade de absorção pelos tecidos. O procedimento é realizado em consultório, e o paciente pode retomar as suas atividades imediatamente. O resultado é quase imediato e proporciona uma aparência mais suave e mais jovem com tempo mínimo de recuperação.
A toxina botulínica através do atua através de um bloqueio temporário da contração muscular, suavizando as rugas e marcas de expressão. Pode ser utilizado para melhora de rugas de expressão na fronte, ao redor dos olhos (pés de galinha), lábios e pescoço. A aplicação da toxina é feita em consultório, é um procedimento rápido, com possibilidade de retorno imediato ao trabalho após a realização. O uso de doses corretas em locais adequados proporciona um resultado natural e harmonioso.
A revisão de cicatrizes é um procedimento bastante comum dentro da cirurgia plástica e tem como objetivo melhorar o aspecto de cicatrizes de cirurgias prévias ou traumas. Alguns pacientes têm uma predisposição genética para a formação de quelóides e estas lesões também devem ser tratadas. As técnicas de cirurgia plástica e a sutura cuidadosa da ferida operatória, com coaptação meticulosa dos bordos nos permite obter, na maioria das vezes, um aspecto cicatricial melhor. Deve-se lembrar que as técnicas de cirurgia plástica não fazem com que uma cicatriz desapareça e que qualquer procedimento que envolva uma correção de cicatriz irá necessariamente apresentar uma nova cicatriz, normalmente melhor posicionada e de melhor qualidade que a cicatriz antiga.
A realização de uma mastectomia por tumor de mama é uma cirurgia que causa profundo impacto emocional nas pacientes. A retirada do órgão mais representativo da feminilidade pode gerar importante trauma psicológico. O desenvolvimento de técnicas cirúrgicas mais conservadoras, com preservação de pele e retirada parcial da mama, assim como a possibilidade de reconstrução imediata da mama, contribuíram para diminuir o trauma da perda da mama. As técnicas de reconstrução são várias, entre elas a colocação de expansores, reconstrução com retalhos da própria mama remanescente, reconstrução com retalhos musculares abdominais (TRAM) ou do dorso. A técnica a ser escolhida vai depender do biótipo da paciente, da extensão da mastectomia, do tamanho da mama oposta, entre outros fatores. A reconstrução da aréola e mamilo se dá normalmente em um segundo momento, após a reconstrução inicial.
Os tumores de pele estão entre as neoplasias mais comuns. Fatores de risco como pele clara, exposição solar e história familiar podem aumentar as chances de um indivíduo desenvolver a doença. O diagnóstico precoce e a remoção de lesões suspeitas aumentam as chances de cura. Dentre os tumores de pele mais comuns estão o carcinoma basocelular, seguido do carcinoma epidermóide e melanoma. Estes tumores devem ser tratados cirurgicamente. Nevos com características suspeitas à dermatoscopia também devem ser avaliados e removidos conforme a indicação. A reconstrução após a retirada destas lesões pode envolver desde uma sutura simples, até técnicas mais complexas, com enxertos e retalhos, dependendo do local, extensão e profundidade das lesões. O resultado que se busca nestes casos é sempre aquele que reúna o melhor resultado estético com o máximo de preservação funcional.
O atendimento paciente queimado na fase aguda envolve a realização de debridamento de feridas e enxertia de pele ou rotação de retalhos dependendo da localização e gravidade de cada caso. A extensão e profundidade da queimadura irão definir o tipo de tratamento a ser utilizado e o local de atendimento que, em casos mais graves, envolve a internação em centros especializados em tratamento ao grande queimado.
Passada a fase aguda, as seqüelas ocasionadas pela queimadura serão tratadas pelo cirurgião plástico. Expansores de pele, enxertos, retalhos, zetaplastias são exemplos de procedimentos que podem estar envolvidos no tratamento das seqüelas de queimaduras. O domínio completo destas técnicas pelo cirurgião é fundamental para o tratamento destes pacientes.
A lipoaspiração da região cervical pode melhorar significativamente o contorno desta região através da retirada do excedente de gordura (papada). O preenchimento de sulcos faciais, bochechas, pálpebras pode ser realizada através de enxertos de gordura, com resultados excelentes e duradouros. Cada paciente deve ser avaliado cuidadosamente para que se indique o melhor procedimento para casa caso.
Pacientes com rugas em região frontal e queda na posição das sobrancelhas se beneficiam deste procedimento. A ptose (queda) dos supercílios gera um aspecto facial cansado e entristecido. O lifting endoscópico eleva a posição das sobrancelhas e suaviza rugas frontais, retirando o aspecto pesado da face.
A cirurgia é realizada através de pequenas incisões no couro cabeludo, por onde é inserida uma ótica que permite visão ampliada, tratamento e reposicionamento dos tecidos. A blefaroplastia pode ser associada a este procedimento, se indicado.
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral. No pós-operatório imediato podem ocorrer inchaço (edema) e manchas roxas (equimoses). O retorno às atividades ocorre normalmente em torno de 10 dias.
A inclusão de um implante no mento (queixo) visa restaurar a harmonia da face. A posição do mento tem grande influência na beleza do perfil facial e deve ser avaliada em conjunto com o restante da face, como nariz e projeção das bochechas.A lipoaspiração da região cervical também pode ser indicada, para melhoria adicional do contorno facial. É importante salientar que deformidades maiores no cortorno facial podem necessitar de cirurgias maiores, como a cirurgia ortognática.
A cirurgia é realizada através de uma incisão intraoral, não apresentando cicatrizes externas. A alta hospitalar é no dia da cirurgia.
A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras é indicada para remoção do excesso de pele e bolsas de gorduras nas pálpebras. O excesso de pele nas pálpebras pode ocasionar dificuldade visual e aparência cansada. A cirurgia proporciona rejuvenescimento da região periorbitária e olhar mais alerta e descansado.
A cirurgia consiste no tratamento do excedente de pele, músculo e bolsas de gordura das pálpebras superiores, inferiores ou ambas, dependendo de cada caso. As cicatrizes ficam posicionadas em sulcos naturais e se tornam quase imperceptíveis ao longo do tempo.
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. A alta hospitalar ocorre no dia da cirurgia. O período pós-operatório pode incluir inchaço (edema) e equimoses (manchas roxas) ao redor dos olhos. Uso de compressas frias e proteção solar são importantes na fase inicial. O retorno às atividades diárias ocorre normalmente entre 4 e 7 dias.
As orelhas proeminentes ou orelhas em abano é uma deformidade bastante prevalente, estando presente em cerca de 5% da população. A otoplastia consiste no reposicionamento do pavilhão auricular e escultura das curvas das cartilagens. A cirurgia já está indicada a partir dos 6 ou 7 anos e tem impacto importante na auto-estima.
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral em crianças. A cicatriz fica posicionada no suco atrás da orelha, em uma posição bastante escondida. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia. No primeiro dia o paciente faz uso de um curativo compressivo, para evitar a formação de hematomas. Nos primeiros dias as orelhas ficam edemaciadas (inchadas) e levemente avermelhadas. O resultado já é perceptível desde o início, mas o resultado final só ocorre após reabsorção de todo o edema.
O nariz, por estar localizado no centro da face, tem papel fundamental na harmonia facial. A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz é procurada por pessoas que desejam corrigir deformidades nasais, como a proeminência do dorso ósseo (giba), corrigir deformidades de ponta (ponta caída ou globosa), corrigir deformidades de narinas (narinas alargadas), além de corrigir desvios e assimetrias. O objetivo da cirurgia nasal é corrigir estas imperfeições e manter um aspecto natural do nariz, sempre respeitando as proporções faciais. Características anatômicas de cada paciente, como formato das cartilagens, estrutura óssea e espessura da pele irão interferir diretamente nos resultados da cirurgia. Por isso deve ser elaborado um plano de tratamento individual para cada paciente. O tratamento da função respiratória será realizado juntamente com a cirurgia estética, sempre que indicado.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local com sedação. As incisões podem se localizar dentro do nariz, quando a técnica utilizada for a técnica fechada e pode haver uma pequena e discreta incisão externa quando a técnica utilizada for a aberta. O tipo de técnica a ser utilizada vai depender das características de cada paciente. A alta hospitalar é normalmente no dia da cirurgia. Na primeira semana pode ser necessário o uso de gesso sintético no nariz. Podem surgir equimoses (roxos) e edema. O paciente normalmente retoma as suas atividades em 1 semana.
Com o passar dos anos, o processo de envelhecimento vai fazendo com que ocorram alterações no tônus da pele e na sua elasticidade, assim como alterações na proporção de gordura facial e perda óssea. Tudo isso contribui para a ptose dos tecidos, que ocasionam os sulcos facias, a perda do contorno mandibular e o aspecto envelhecido da face. O lifting cervicofacial ou ritidoplastia, é a cirurgia que tem como objetivo atenuar os sinais de envelhecimento através do reposicionamento dos tecidos e retirada de excedente de pele, proporcionando uma melhora no contorno facial e do pescoço.
A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral. O uso de curativos compressivos é importante nas primeiras 24 horas, para evitar a formação de hematomas. O resultado já pode ser perceptível nos primeiros dias, mas o resultado final só vai se dar após a reabsorção completa do edema. A cirurgia necessita em média 15 dias para o retorno às atividades.
Existem diversos tipos de anomalias congênitas das mamas, nos mais variados graus. Dentre as malformações mais conhecidas podemos citar a mama tuberosa, a síndrome de Poland, as assimetrias mamárias e a ausência congênita da mama (amastia). As mamas supranumerárias também são deformidades bastante comuns. Devido à grande variabilidade de doenças e graus de deformidade, cada paciente será avaliada individualmente e seu tratamento será programado de acordo com o tipo de alteração encontrada. Dentre os tratamentos mais utilizados temos a colocação de próteses de mama, a utilização de expansores teciduais e a reconstrução com retalhos musculares.
A plástica íntima feminina, ou ninfoplastia, tem como objetivo reduzir o tamanho dos pequenos lábios. A hipertrofia dos grandes lábios pode causar queixas estéticas e funcionais. Desconforto durante o ato sexual ou ao uso de roupas justas, assim como constrangimento no uso de roupas de banho são algumas das queixas mais comuns. O procedimento envolve a remodelação dos pequenos lábios, através de ressecções de pele. As cicatrizes normalmente são de boa qualidade e não ficam aparentes.
O implante de panturrilha é indicado para pessoas que desejam aumento do diâmetro da panturrilha mas que não conseguem este objetivo através de atividade física. Também pode ser indicado no tratamento de atrofias ou seqüelas, como na poliomielite. Os implantes são introduzidos através de uma pequena incisão na região posterior do joelho. É necessário o uso de meias compressivas e restrição de atividade física por cerca de 1 mês.
Os objetivos da gluteoplastia são diminuir as irregularidades de contorno e restaurar a proporção dos glúteos com a restante do corpo. Estes objetivos podem ser conseguidos através da lipoescultura, da colocação de implantes nos glúteos ou ambos.
Lipoaspiração de culotes, flancos e abdômen podem fazer parte do tratamento dos glúteos, com o objetivo de melhoria de contorno. O aumento de volume e projeção dos glúteos pode se dar através de lipoenxertia ou colocação de implantes, dependendo de cada caso. Ambas as técnicas são seguras e apresentam bons resultados.
A colocação de implantes nos glúteos é feita através de uma incisão pequena no sulco interglúteo. O implante fica coberto por uma camada de músculo glúteo, gerando um contorno natural. O uso de malha modeladora é sempre indicado nas primeiras semanas. Já é possível sentar-se nos primeiros dias de pós-operatório. Entretanto, o retorno às atividades físicas deve ser postergado por cerca de 1 mês.
A cirurgia plástica após perda de peso é cada vez mais comum devido ao grande número de pessoas que se submetem à cirurgia bariátrica ou a dietas para redução de peso.
A cirurgia plástica pós-emagrecimento busca restabelecer o contorno corporal, normalmente através de múltiplas etapas de tratamento. Estes pacientes devem ser avaliados globalmente, pois a necessidade de procedimentos cirúrgicos vai variar em cada caso.
As principais cirurgias realizadas nestes casos são a abdominoplastia, lifting de braços e coxas e mamoplastia. Durante a consulta, será traçado um plano de tratamento de acordo com as necessidades e o desejo de cada paciente.
O lifting de coxas ou cruroplastia é a cirurgia realizada para retirar o excesso de pele e gordura da face interna da coxa. Fatores genéticos, envelhecimento ou perda de peso podem ser os responsáveis pelo acúmulo de gordura e flacidez neste local.
A cicatriz resultante fica posicionada normalmente junto à virilha. Nos casos de maior flacidez, em que há necessidade de remoção maior de pele, as cicatrizes podem ser maiores, posicionando-se ao longo da face interna da coxa. A lipoaspiração também pode ser associada nos casos indicados.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia peridural e alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia da cirurgia.
A paciente deve fazer uso de malha compressiva e evitar atividade física no pós-operatório por cerca de 1 mês.
A flacidez nos braços pode surgir em decorrência de envelhecimento ou perda de peso e pode ser extremamente desconfortável para os pacientes, principalmente no verão, quando deixamos os braços mais à mostra. Nas situações em que há flacidez excessiva de pele, normalmente há necessidade de retirada de pele e gordura, resultando em cicatrizes, que normalmente ficam posicionadas na face interna dos braços. Em algumas situações há apenas deposito de gordura em excesso, sem flacidez associada, sendo indicada nestas situações somente a lipoaspiração , com bons resultados.
A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral. O tamanho das cicatrizes vai depender do grau de flacidez e da quantidade de pele a ser retirada. O paciente deve fazer uso de malha compressiva no pós-operatório e evitar esforços físicos. O aspecto da cicatriz vai melhorando com o passar dos meses.
A lipoaspiração é o procedimento cirurgia realizado com a finalidade de retirar gordura localizada de determinadas partes do corpo para melhorar o contorno corporal. A cirurgia é realizada através de pequenas incisões por onde são introduzidas as cânulas que farão a remoção da gordura. A lipoaspiração pode ser realizada para retirada de gordura localizada de diversas partes do corpo, como abdômen, flancos, culotes, face interna da coxa, braços, joelhos, pescoço, entre outras. É importante salientar que a lipoaspiração é indicada para o tratamento de gordura localizada e não um tratamento para emagrecer. O paciente candidato a uma lipoaspiração deve estar próximo do seu peso ideal e ter boas condições de saúde.
A remoção da gordura localizada ocasiona uma melhora importante no contorno e harmonia do corpo. Melhores resultados são atingidos em pacientes com pouca ou nenhuma flacidez e em pele sem estrias.
A lipoescultura consiste na utilização da gordura removida para preenchimento de outras áreas com déficit de volume. A gordura pode ser injetada em diversos locais, como glúteos e face.
No pós-operatório é comum persistência do inchaço e equimoses nos primeiros 30 dias. A drenagem linfática auxilia no bem estar e reabsorção do edema. O resultado é perceptível nas primeiras semanas, porém paciência é muito importante, pois o resultado definitivo pode levar até seis meses.
Os cuidados incluem o uso do modelador por pelo menos 30 dias, boa hidratação, manutenção de dieta adequada e retorno aos exercícios físicos assim que possível.
A lipoaspiração é um procedimento seguro, contanto que sejam respeitados os limites de gordura a serem removidos, a extensão das áreas lipoaspiradas, e desde que o procedimento seja feito em local adequado, com profissionais habilitados.
A prótese de peitoral é indicada quando homens desejam aumento do volume do peitoral mas não conseguem este objetivo através da atividade física. É indicado também para deformidades congênitas desta região, como a Síndrome de Poland.
A cirurgia é feita através de uma incisão na axila, e o implante é posicionado abaixo do músculo peitoral maior. A cicatriz fica escondida sob os pêlos da axila. A alta hospitalar é no mesmo dia da cirurgia. O uso de malha compressiva é indicado pelo período de 30 dias. O retorno às atividades esportivas se dá após o primeiro mês.
O aumento das glândulas mamárias masculinas costuma causar extrema inibição social e baixa auto-estima, principalmente em pacientes jovens. As causas da ginecomastia devem ser investigadas, podendo estar associada a alterações hormonais, doenças hepáticas ou uso de medicamentos, entre outras causas. Entretanto, na imensa maioria dos casos a ginecomastia não está associada a causas patológicas e o tratamento desta condição se dá através de procedimento cirúrgico. A retirada da glândula é feita através de pequena incisão na parte inferior da aréola. Nos casos em que há apenas excesso de gordura, a lipoaspiração pode ser utilizada. A combinação das duas técnicas (ressecção da glândula + lipoaspiração) é a técnica preferida na maioria dos casos. Nos casos em que há flacidez associada, pode haver necessidade de retirada do excesso de pele. O uso de malha compressiva é normalmente indicado e pode ajudar a evitar o acúmulo de líquidos. Equimoses (manchas roxas) podem ocorrer e costumam desaparecer em 2 semanas. A maioria dos pacientes retoma as suas atividades em poucos dias. O tratamento desta condição traz grande benefício para o paciente, com melhora da auto-imagem e da interação social.
A mamoplastia redutora é indicada para aquelas pacientes que apresentam hipertrofia mamária (mamas de grande volume) e a mastopexia é indicada para aquelas pacientes com flacidez e ptose mamária. O excesso de volume mamário pode comprometer a auto-estima, assim como ocasionar alterações posturais e dores nas costas. Gestação, amamentação, envelhecimento, perdas ponderais, podem causar atrofia e ptose da mama, estando indicado nestes casos a mastopexia.
A redução das mamas e também a mastopexia podem ser realizadas com anestesia local e sedação, peridural ou anestesia geral. O padrão das cicatrizes vai depender de cada caso, podendo ir desde uma cicatriz em torno da aréola somente, até uma cicatriz em forma de T.
Os resultados dependem da flacidez da pele e de características do parênquima mamário, podendo inclusive ser associada a colocação de prótese de mama nos casos menos favoráveis.
A atividades rotineiras podem ser retomadas em 7 a 15 dias. Entretanto, atividades que envolvam carga ou impacto, devem ser postergadas para além do primeiro mês.
As cicatrizes são permanentes e sua extensão vai depender do volume da mama. Inicialmente as cicatrizes são avermelhadas e salientes e com o passar do tempo elas vão se tornando mais claras e discretas, podendo ser facilmente escondidas em baixo de soutiens e biquínis.
As principais complicações da cirurgia de mamas, como infecções, hematomas, acúmulo de liquidos (seromas), assimetrias, alterações de sensibilidade podem ocorrer numa minoria de casos e serão discutidas com o paciente durante a consulta. O tabagismo aumenta o risco de complicações circulatórias, e deve ser suspenso pelo menos 2 meses antes da cirurgia.
O tamanho e a forma das mamas são extremamente importantes para a mulher e estão muito relacionadas com bem estar e auto-estima. A colocação de uma prótese de mama pode, através uma cirurgia bastante segura, dar mais harmonia para o corpo da mulher e melhorar de maneira significativa a sua autoconfiança. Esta cirurgia deve ser feita após o desenvolvimento completo da mama, em geral a partir dos 16 anos. A presença de flacidez e ptose pode gerar a necessidade de realização de lifting de mamas (mastopexia) em conjunto com a colocação do implante.
Um exame físico minucioso é fundamental. Peso, altura, biotipo, largura do tórax, assimetrias, presença de ptose e flacidez, devem ser cuidadosamente avaliados para que médico e paciente possam definir o tipo, tamanho e posição do implante. Hoje em dia nós temos disponíveis no mercado diversas formas, projeções e volumes de prótese de mama que deverão ser escolhidos de acordo com a avaliação clínica de cada paciente.
O procedimento pode ser realizado com anestesia peridural, geral ou anestesia local com sedação. A duração é em torno de 1h. As incisões podem ser localizadas em diferentes locais: sulco mamário, aréola ou axila. Os pacientes recebem alta hospitalar algumas horas após o término da cirurgia.
O paciente deve usar um soutien modelador. O retorno às atividades habituais é em torno de 7 a 10 dias. Entretanto, atividade física deve ser restrita até em torno de 30 dias de pós-operatório. O resultado final ocorre após a reabsorção do inchaço, em torno de 30 dias. As cicatrizes são normalmente bastante discretas e o aspecto final das cicatrizes ocorre entre o 3º e 6º mês de pós-operatório.