Como reduzir a flacidez no rosto: ritidoplastia é a solução para todas as regiões da face
A ritidoplastia, também chamada de lifting facial ou cervicofacial, é um procedimento que tem o objetivo de amenizar os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço. A técnica consiste na remoção do excesso de pele, reposicionando algumas estruturas faciais para reduzir a flacidez.
Para quem é indicada a ritidoplastia ou lifting cervicofacial
O procedimento cirúrgico é indicado para pessoas que, com o processo natural de envelhecimento, tenham sofrido alterações no tônus da pele e na sua elasticidade, assim como alterações na proporção de gordura facial e perda óssea. Tudo isso contribui para a ptose dos tecidos, que ocasionam os sulcos, a perda do contorno mandibular e o aspecto envelhecido no rosto.
Para quais regiões do rosto a ritidoplastia é indicada
A ritidoplastia ou lifting cervicofacial pode solucionar a flacidez em todo o rosto e pescoço, sendo realizada de forma geral ou também dividida em três tipos, de acordo com cada região da face em que será realizada:
- Ritidoplastia frontal: ameniza as rugas presentes na parte de cima do rosto, na região da testa e entre as sobrancelhas
- Ritidoplastia do terço médio: corrige imperfeições ocasionadas pela flacidez na região central da face, como bochechas e pálpebras caídas, além do sulco nasolabial, o chamado bigode chinês.
- Ritidoplastia do terço inferior: ameniza os resultados da flacidez na parte de baixo do rosto, sendo a queixa mais comum a papada e sulcos no pescoço.
Como é realizada a ritidoplastia
A cirurgia de lifiting cervicofacial pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral. De forma resumida, o procedimento é realizado por meio do reposicionamento de estruturas da face, a partir da remoção do excesso de pele.
As cicatrizes são posicionadas de maneira camuflada, atrás das orelhas, na direção do couro cabeludo, com o objetivo de serem o menos perceptíveis possível.
Como é a recuperação da ritidoplastia
A recuperação da ritidoplastia é considerada rápida, cerca de 15 dias para retirada dos pontos. O uso de curativos compressivos é importante nas primeiras 24 horas, para evitar a formação de hematomas. É normal que o rosto fique inchado logo após o procedimento, porém todos esses sinais diminuem após poucas semanas.
O resultado já pode ser perceptível nos primeiros dias, mas o resultado final só vai se dar após a reabsorção completa do edema. A cirurgia necessita em média 15 dias para o retorno às atividades normais.
Tem mais dúvidas sobre o procedimento? Fique à vontade para entrar em contato.