• 11/11/2020

    Tudo para os lábios! Conheça as principais técnicas e procedimentos para a região.

    Ter um sorriso bonito é o desejo de muitas pessoas que recorrem a procedimentos estéticos para aumentar a autoestima. Um elemento fundamental na composição do sorriso são os lábios, que funcionam como uma moldura para os dentes, valorizando o rosto. Hoje em dia existem vários procedimentos que prometem melhorar a aparência dos lábios para deixar a face mais harmônica. Conheça a seguir alguns procedimentos que podem ser realizados na região da boca:


    Preenchimento labial


    Em casos de lábios assimétricos ou com pouco volume, a aplicação de injeções de preenchimento pode ser usada para aumentar as áreas menores e deixar os lábios com um volume mais satisfatório. Rugas tipo “código de barras” ao redor da boca também podem ser preenchidas no contorno, recuperando o desenho natural, e lábios com formato mais indefinido podem ter realçados os seus ângulos naturais, como o “arco do cupido”.


    O preenchimento pode ser feito com duas técnicas diferentes: com ácido hialurônico (material seguro e aceito pelo organismo), ou aplicando a gordura do próprio paciente, na técnica chamada de lipoenxertia. Entretanto, os resultados das duas técnicas podem ser um pouco diferentes. O ácido hialurônico não tem uma ação definitiva, pois a substância é absorvida pelo organismo com o tempo. Já o preenchimento com gordura pode ter efeitos mais permanentes, pois nem toda a gordura é reabsorvida pelo organismo.


    Seja qual for a técnica, o procedimento é rápido e o paciente não precisa se afastar da sua rotina diária por muito tempo. Quem optar pelo ácido hialurônico pode voltar à vida normal no mesmo dia, enquanto quem realizar a lipoenxertia deve ficar em repouso por cerca de 7 dias.


    Queiloplastia redutora


    Ao contrário da tendência dos lábios preenchidos, algumas pessoas podem se sentir insatisfeitas com lábios naturais muito grandes. Elas podem ter problemas de mastigação, salivação excessiva ou não gostarem da atenção indesejada que podem vir a causar. Ao contrário dos outros procedimentos, a queiloplastia redutora tem o objetivo de reduzir o tamanho de lábios naturalmente volumosos ou irregulares, criando um visual com proporções mais equilibradas. A cirurgia é realizada com uma incisão na parte interna do lábio (superior, inferior ou ambos), de onde é retirada uma faixa de pele da mucosa, e depois feita a sutura.


    O procedimento é pouco complexo e pode ser feito com anestesia local, não sendo necessária a internação. A recuperação dura em torno de cinco dias e o paciente pode retornar às suas atividades a seguir.


    Este é um procedimento de efeito definitivo, portanto, o paciente deve ter a consciência disso. O médico será capaz de avaliar qual será o melhor plano a seguir para tornar os lábios mais harmônicos com o conjunto do rosto do paciente.

     

    Lifting Labial ou “Lip Lift”


    A flacidez na região dos lábios faz com que eles fiquem alongados e caídos para baixo, com uma aparência mais envelhecida. Algumas pessoas com essa característica ainda podem ter pouca exposição da arcada dentária superior ao sorrirem. Nestes casos, o lifting facial pode ser uma solução mais adequada do que o preenchimento, pois ele levanta os lábios naturais ao invés de aumentá-los, o que, por sua vez, poderia agravar o problema. O procedimento tem o objetivo de remodelar a pele entre o nariz e os lábios superiores por meio de uma incisão abaixo da linha inferior do nariz, eliminando o excesso de pele em direção aos lábios superiores.


    A cirurgia dura em torno de uma hora e é de baixa complexidade. Por trabalhar em uma área pequena, ela costuma ser feita com anestesia local e sedação intravenosa, o que exige a sua realização em ambiente hospitalar. A recuperação dura em torno de 7 a 10 dias, e os resultados são visíveis imediatamente, mas serão mais definitivos após 3 meses. A cirurgia deixa uma cicatriz, mas como ela se concentra na dobra entre o nariz e a pele, fica quase imperceptível com o tempo.
    O “lip lift” pode ser feito em conjunto com outros procedimentos, como lifting facial de outros pontos de rosto e preenchimento labial, caso forem desejados pelo paciente.


    Toxina Botulínica
    Por outro lado, algumas pessoas podem ter a distância entre a base do nariz e o lábio superior encurtada, ocasionando o chamado “sorriso gengival”, quando uma parte grande da gengiva fica exposta ao sorrir. Para melhorar a aparência nestes casos, o médico pode aplicar a toxina botulínica para paralisar o músculo que puxa demais o lábio superior para cima, diminuindo a contração muscular na área. Dessa forma, o lábio não sobe mais do que o necessário, deixando de exibir toda a gengiva. Contudo, o resultado não é permanente, já que o efeito da toxina botulínica dura, em média, de quatro até seis meses, podendo variar de pessoa para pessoa.


    Laser Pro Collagen V+


    Uma outra opção para quem não quer se submeter ao preenchimento labial é o laser Pro Collagen V+, que promete recuperar o preenchimento natural dos lábios em algumas sessões. O laser atua por meio de um pulso longo, que dissipa o calor tanto na derme profunda, quanto na musculatura dos lábios e, dessa forma, promove o endurecimento e o volume dos lábios, deixando-os maiores, mais rígidos e com aspecto mais jovial.


    Para obter um bom resultado, são recomendadas de três a quatro sessões, de 15 minutos cada, com intervalos quinzenais ou mensais entre elas. O efeito é duradouro, mas não permanente, sendo necessário realizar algumas sessões de manutenção ao longo do tempo.


     
    Antes de realizar qualquer procedimento estético nos lábios, é muito importante consultar um cirurgião plástico de confiança para saber o que é melhor para o seu caso. Só ele vai poder indicar o procedimento mais adequado para deixar o seu sorriso lindo, mas sem exageros ou arrependimentos!