Gordura localizada e flacidez na região do abdômen? Alguns procedimento podem amenizar
Não é fácil combater flacidez e gordura localizada na região do abdômen. Em muitos casos, dieta e exercícios físicos auxiliam, mas não são 100% eficazes. É quando alguns procedimentos cirúrgicos podem se indicados para complementar os resultados. As alternativas mais comuns são a lipoaspiração e a abdominoplastia. Saiba mais sobre cada uma das cirurgias:
Lipoaspiração
Esse tipo de cirurgia plástica é indicado especificamente para retirar o excesso de gordura. Como o local que costuma concentrar uma maior quantidade de gordura localizada é a região do abdômen, o procedimento é bastante realizado na barriga. Mas, pode ser utilizado para tratar o excesso de gordura em diferentes partes do corpo, como coxas, flancos, costas ou braços, ajudando a melhorar o contorno corporal e a definir as curvas.
Como procedimento complementar, é bastante comum o paciente aproveitar a cirurgia para fazer também a lipoescultura, que consiste em reinserir a gordura retirar em outras regiões, como o bumbum, por exemplo. Outra cirurgia muito procurada como complemento aos resultados da lipoaspiração é a abdominoplastia, que tem o objetivo de reduzir o excesso de pele e a flacidez.
Durante o pós-operatório, as cuidados incluem o uso do modelador por pelo menos 30 dias, boa hidratação, manutenção de dieta adequada e retorno aos exercícios físicos assim que possível. A drenagem linfática auxilia no bem-estar e reabsorção do edema.
A lipoaspiração é um procedimento seguro, contanto que sejam respeitados os limites de gordura a serem removidos, a extensão das áreas lipoaspiradas, e desde que o procedimento seja feito em local adequado, com profissionais habilitados. O resultado é perceptível nas primeiras semanas, mas o resultado definitivo pode levar até seis meses.
Abdominoplastia
A abdominoplastia visa reduzir o excesso de pele da região do abdômen, que pode ser ocasionada por oscilações de peso, após uma perda significativa de peso, após a gravidez ou a realização de cirurgia bariátrica, por exemplo. A cirurgia plástica também tem a função de amenizar a flacidez, recuperando a tônus ao reforçar a musculatura . Por esses resultados, é comum ser realizada para complementar a lipoaspiração.
O paciente, para ser apto à realização do procedimento, deve estar com seu peso próximo do ideal, pois a cirurgia não tem como objetivo o emagrecimento, mas melhorar a forma e o contorno do abdômen.
A cicatriz costuma ficar em um local que pode ser escondido debaixo das roupas íntimas. O uso de malha compressiva, drenagem linfática e analgesia adequada, são importante nos cuidados pós-operatórios. O retorno ao trabalho se dá em média em 3 a 4 semanas. Com dieta adequada e exercícios físicos, o resultado da abdominoplastia pode ser duradouro e manter-se por vários anos.