Diferenças entre lipoaspiração x lipoescultura x abdominoplastia?
Quando se inicia a pesquisa sobre os recursos existentes para a realização de uma cirurgia plástica no abdômen, muitos ficam confusos acerca da especificidade de cada procedimento. De fato, a análise e a indicação, para cada caso podem diferir, mas é fundamental compreender que as cirurgias plásticas no abdômen têm indicações diferentes para cada caso. A fim de compreender melhor o assunto é preciso, antes de mais nada, estudar as diferenças existentes entre os procedimentos.
Lipoaspiração: A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento indicado para remover o excesso de gordura em determinadas regiões do corpo, como abdômen, coxas, flancos, braços e costas. Ela confere ao corpo um contorno mais definido e mais harmônico e é indicada nos casos em que o paciente não consegue eliminar a gordura localizada somente com exercícios físicos e dietas. Nesses casos a cirurgia oferece excelentes resultados, tanto em homens como em mulheres. O procedimento cirúrgico, sua duração e tipo de anestesia a ser aplicada depende da avaliação médica na qual o profissional delimita a área que irá aspirar e a quantidade de gordura a ser removida, a partir desses dados, é possível avaliar a necessidade de utilizar anestesia local, peridural ou geral. De maneira geral, a lipoaspiração é um procedimento seguro, quando feito com responsabilidade, ou seja, a partir do momento em que o paciente segue as indicações corretamente no pré e pós-operatório. O procedimento deixa cicatrizes normalmente inaparentes e os resultados já se tornam visíveis a partir de 30 dias após a realização da cirurgia.
Lipoescultura: A lipoescultura é um procedimento que se assemelha a lipoaspiração, no entanto ela inclui não somente a retirada de gordura de algumas regiões, como também o preenchimento de outras áreas, geralmente feito com a própria gordura retirada do corpo do paciente. No caso da lipoescultura, a gordura retirada é purificada, concentrada e aplicada em outras partes do corpo, como na região dos glúteos, vincos da face, seios e outros, com a finalidade de modelar e aumentar determinadas regiões. De modo geral, os procedimentos são idênticos aos da lipoaspiração bem como a recuperação e os cuidados no pré e pós-operatório.
Abdominoplastia: A abdominoplastia é um procedimento que remove a gordura e o excesso de pele flácida da região, ela pode, inclusive, ser feita de maneira conjunta com a lipoaspiração, e, nesse caso é chamada de lipoabdominoplastia. Ela também pode ser indicada para reparar e modelar a musculatura da área, deixando o corpo com um aspecto mais harmoniosos e tonificado. A cirurgia é, geralmente, indicada para os casos em que a pele se apresenta mais flácida em pacientes que não conseguiram recuperar a tonificação muscular após uma gravidez, sofrem com as oscilações de peso, com o envelhecimento da pele ou que apresentam essa condição devido a hereditariedade.
A correta indicação acerca do procedimento a ser realizado dependerá da avaliação médica, após análise individual de cada caso, levando em consideração os desejos do paciente bem como suas expectativas. Consulte-nos para saber mais sobre esses e outros procedimentos.