• 31/08/2017

    Fibrose após lipoaspiração: como prevenir

    A fibrose, que pode aparecer após a cirurgia plástica, é um tipo de reação de defesa do organismo, que dificulta a cicatrização e provoca algumas irregularidades na pele. Trata-se do desenvolvimento excessivo e irregular do tecido conjuntivo fibroso que se prende ao músculo e, quando ocorre, pode deixar a área com aparência endurecida. É mais comum ocorrer fibrose no caso de cirurgias com caráter mais invasivo, como: lipoaspiração, colocação de prótese de silicone e abdominoplastia.

     

    Apesar do aparecimento da fibrose estar relacionado com uma reação natural do organismo, ela também e pode estar diretamente relacionado com os cuidados relativos ao pós-operatório. Para prevenir o surgimento desse tipo de irregularidade, é imprescindível que o paciente se comprometa em realizar de forma adequada os cuidados após a cirurgia, tais como:

     

    1. Cumprimento do período de repouso conforme indicação médica.

    2. Cuidados para uma alimentação balanceada no pós-operatório.

    3. Utilização correta das cintas compressoras.

     

    No caso de aparecer indícios da formação de fibroses, o paciente deve procurar orientação médica. Além disso, a drenagem linfática pode ser um auxiliar para acelerar o processo de melhoria e recuperação do tecido, pois ela ajuda a eliminar o excesso de líquidos e inchaço. Consulte sempre o seu médico e siga corretamente as orientações, assim é possível conquistar os resultados de forma mais natural.