Questões essenciais sobre cirurgia plástica após a gravidez
Durante o período da gravidez as mulheres passam por mudanças corporais muito profundas e é natural que algumas características físicas do corpo da mulher não voltem a forma anterior tão rapidamente. Neste cenário, a cirurgia plástica pode ser uma opção para amenizar os efeitos causados pela gestação, sobretudo no abdômen e seios.
Para quem pretende optar pela cirurgia, é importante lembrar que qualquer procedimento só pode ser realizado respeitando o tempo da recuperação da gravidez e da amamentação. Este prazo pode variar de acordo com cada organismo e peculiaridades de cada gestação. O ideal é conversar com o seu médico e seguir corretamente as instruções dadas por ele.
Dentre os procedimentos mais procurados destacam-se as cirurgias de prótese de silicone, mastopexia (que reduz a flacidez e eleva as mamas), lipoaspiração e abdominoplastia. A avaliação sobre quais procedimentos serão os mais indicados para cada caso deve ser feita por um cirurgião plástico de confiança, preferencialmente que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ele irá levar em consideração os efeitos da gravidez que precisam ser corrigidos, o estado de saúde da paciente, seus objetivos, entre outras questões.