• 03/02/2017

    Como combater a gordura localizada

    Estar no peso ideal ou com o índice de massa corporal na média não significa que não existam regiões do corpo com acúmulo de gordura. A chamada gordura localizada é a mais difícil de eliminar. Veja algumas alternativas que podem auxiliar:

    - Alimentação: o cuidado com a alimentação é o primeiro passo para emagrecer e perder gordura localizada. Os alimentos industrializados (pratos congelados, salgadinhos, biscoitos, doces) devem ser evitados, pois contém, geralmente, alto índice de açúcar, sódio, colesterol e gordura trans, além de terem pouco ou nenhum nutriente necessário para a saúde. Priorizar alimentos ricos em proteína, fibras e termogênicos é o caminho.

    - Exercícios: as atividades físicas que mais ajudam a queimar gordura são as cardiovasculares (corrida, caminhada, bicicleta, natação etc.) O ideal é praticar pelo menos três vezes por semana, no mínimo, 30 minutos.

    - Cirurgia plástica: se mesmo com dieta e exercícios físicos, a gordura localizada se mantiver, uma alternativa é a cirurgia plástica. O procedimento mais indicado é a lipoaspiração, que faz a retirada da gordura em diferentes partes do corpo (barriga, coxas, braços etc.). A cirurgia também elimina os depósitos de gordura localizada, evitando que o problema reapareça no futuro.