• 06/05/2016

    Transtorno dismórfico corporal: saiba o que é e como tratar

    Desde 2013, o Brasil é recordista no que diz respeito a cirurgias plásticas, ano em que realizou mais de 1,5 milhões de procedimentos estéticos. O número foi o equivalente a 12,9% do total mundial e pode revelar que o brasileiro tem demonstrado mais preocupação com a aparência. O que é positivo do ponto de vista da autoestima, mas é preciso ter cuidado com o limite desta preocupação.

    Uma doença pouco conhecida entre os brasileiros é o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), uma condição psicológica grave que consiste em uma obsessão desmedida com a aparência. O paciente superdimensiona algumas imperfeições do seu corpo, que normalmente passam despercebidos por outras pessoas.

    Os sintomas podem ser notados quando a insatisfação acaba trazendo sofrimento e afeta aspectos da vida pessoal e profissional. Evitar convenções sociais ou passar muito tempo tentando esconder uma imperfeição podem ser indícios do TDC.

     

    Umas das melhores formas de tratamento é a auto-aceitação e o desapego de padrões de beleza, o que geralmente se conquista com o auxílio de terapia. O ideal é consultar um médico de confiança para a indicação do tratamento mais adequado.