• 01/10/2020

    Quais são as cirurgias plásticas são mais procuradas pelos homens?

    O homem moderno está mais vaidoso, mais preocupado com a sua saúde e com o corpo e, logo, com a sua autoestima. Hoje, os homens estão investindo cada vez mais nos tratamentos minimamente invasivos e também nas cirurgias estéticas para melhorar alguma coisa no corpo com a qual não se sintam confortáveis.

    Particularidades masculinas
    Você sabia que a pele masculina apresenta características diferentes da pele feminina? Geralmente, o tecido cutâneo dos homens é mais grosso e tem uma produção de colágeno mais intensa do que a das mulheres. Por isso, a perda de firmeza da pele (flacidez) e o envelhecimento da derme de pessoas do sexo masculino tende a acontecer de forma menos acelerada. Contudo, os homens podem sofrer com a pele mais oleosa, o que favorece o surgimento de poros dilatados, cravos e espinhas que, por vezes, causam profundas cicatrizes visíveis. Além disso, eles possuem a mímica facial mais ativa e a musculatura mais forte, o que leva à formação de linhas de expressão e rugas mais profundas no rosto. Elas aparecem especialmente em regiões como a testa e a glabela (espaço entre as sobrancelhas), podendo marcar a pele precocemente se não forem tratadas de forma preventiva.

    Antes de se aventurar em tratamentos estéticos mais elaborados, uma boa rotina de skin care é muito benéfica para a pele masculina. Os cuidados em casa incluem uma boa limpeza, o uso diário de filtro solar com uma composição oil free e, se for o caso, a aplicação de produtos para o controle do excesso de oleosidade.

    Mas, entre os que querem ir além, a procura por procedimentos é grande.

    Procedimentos menos invasivos mais procurados pelos homens:

    Toxina botulínica: a substância é aplicada com o objetivo de relaxar temporariamente a contração dos músculos responsáveis pelo surgimento das rugas dinâmicas do rosto. O procedimento pode ser feito no consultório e consiste da aplicação da toxina botulínica por meio de uma agulha fina diretamente nas regiões afetadas. O efeito pode ser observado em até 2 semanas e uma aplicação pode durar, em média, de 4 a 6 meses.
     
    Preenchimento com ácido hialurônico: este tratamento consiste na aplicação da substância abaixo da pele, em áreas que perderam volume ou que são naturalmente menos volumosas. Nos homens, o uso mais comum é na região do terço inferior do rosto, para a redefinição dos ângulos de mandíbula e projeção do mento, e em técnicas de “harmonização facial”. Também há homens que fazem preenchimento labial e aplicações em outras áreas da face, não há limites. O tempo de duração deste tratamento depende da capacidade do organismo de cada paciente para absorver o ácido hialurônico, pois esta é uma substância que existe naturalmente no corpo.

    Abdominoplastia: a cirurgia consiste na retirada do excesso de pele, flacidez e gordura da região do abdômen. Também é feita a sutura do músculo reto abdominal para corrigir o afastamento dos músculos, caso eles estejam enfraquecidos e flácidos. O objetivo é conseguir um abdômen mais liso e tonificado. Este é um tratamento indicado para pessoas que tiveram uma grande perda de peso e agora precisam se livrar do excesso de pele.

    Lipoaspiração e lipoescultura: estes são dois procedimentos diferentes, comumente confundidos pelas pessoas. A lipoaspiração consiste na aspiração, ou sucção, de gordura localizada de várias áreas do corpo por meio de cânulas inseridas em pequenas incisões sob a pele. Já a lipoescultura, técnica já muito usada em mulheres, utiliza a gordura retirada do próprio paciente como enxerto em áreas do corpo que necessitem de maior preenchimento, como por exemplo nos glúteos. Nos homens, a lipoescultura é bastante usada para redefinir o contorno dos músculos do abdômen, dorso, peitorais e braços.

    Rinoplastia: a cirurgia plástica na região do nariz é muito comum entre homens e mulheres. Ela tem o objetivo de corrigir ou reparar imperfeições do nariz, tornando-o mais harmonioso com os outros traços do rosto. A cirurgia pode ser associada à outros procedimentos para melhorar a função respiratória, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, que servem para facilitar a respiração do paciente.

    Cirurgia de Ginecomastia: a ginecomastia é um problema que aflige os homens devido ao desenvolvimento anormal das mamas masculinas. Ocorrer o crescimento anormal da glândula mamária, do tecido adiposo da região, ou ambos. Muitos homens sentem vergonha dessa condição e não costumam procurar ajuda médica, eles podem ficar envergonhados ao ficar sem camisa ou usar roupas mais justas, o que é um transtorno social e psicológico. A ginecomastia pode causar dor, aumento da sensibilidade, constrangimento e baixar a autoestima. Ela pode ter origem no uso de anabolizantes ou medicamentos que alteram as taxas hormonais. A cirurgia pode ser feita com a retirada de pele e lipoaspiração da gordura local.

    Prótese peitoral e Prótese de panturrilha: os implantes masculinos, principalmente no peitoral, são indicados para os casos de homens que não desenvolveram a musculatura do peitoral ou para pacientes que sofrem de uma doença chamada “síndrome de Poland”, em que um lado do peitoral cresce mais que o outro. As próteses de peitoral e panturrilha podem ser usadas para corrigir assimetrias, e elas são feitas de um silicone mais rígido e que se assemelha ao tecido muscular. A cirurgia em ambos os casos consiste na inserção da prótese no local desejado por meio de incisões estratégicas.

    Mentoplastia: a mentoplastia é a cirurgia indicada para remodelar a forma do mento, isto é, a região do queixo que envolve a mandíbula, o pescoço e o terço inferior da face. Ela pode ser feita tanto para corrigir anomalias congênitas – como o queixo muito grande e projetado para a frente ou muito pequeno e recuado para trás – ou causadas por traumatismos, quanto para melhorar a aparência estética. É preciso muito cuidado com este procedimento, pois se trata de um processo irreversível, não pode haver arrependimentos. Os homens costumam procurar este tratamento para ter uma feição considerada “mais masculina” e um queixo mais “másculo”.

    Otoplastia: esta cirurgia é muito procurada pelos homens para corrigir o formato e a posição da estrutura das orelhas como, por exemplo, as famosas “orelhas de abano”. A otoplastia tem como objetivo equilibrar a proporção entre as orelhas e a face, melhorando a aparência e a autoestima. O procedimento pode ser realizado ainda na infância, a partir dos seis ou sete anos, quando já ocorreu o desenvolvimento principal das orelhas.