• 05/08/2020

    Por que usar protetor solar no inverno?

    O envelhecimento da pele faz parte do ciclo natural da vida e é inevitável, mas é potencializado quando relacionado a fatores como a exposição à poluição e a exposição solar, por exemplo.

    Os raios UVA e UVB são os principais vilões da pele quando se trata de exposição ao sol. Eles têm efeito cumulativo na pele e conseguem penetrá-la de maneira tão profunda que acabam por ocasionar manchas, pintas e sardas.

    Por este motivo, a proteção solar ganha muita atenção durante o verão:  devido à sua importância na prevenção de doenças como o câncer de pele, e no auxílio no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva e manchas na pele.

    No entanto, há pessoas que associam a proteção solar apenas a dias ensolarados e quentes de verão esquecendo que, no inverno, o sol ainda se faz presente e os cuidados com a pele devem continuar, afinal, só a proteção adequada é capaz de evitar os problemas causados pelo sol.

    Por este motivo, listei as 3 principais razões para usar protetor solar o ano inteiro, inclusive, no inverno. Confira:

    Flacidez, rugas e envelhecimento
    Essa é a trinca de ouro que quase todo mundo teme e tenta fugir. O processo de perda de elasticidade da nossa pele é natural mas é intensificado quando estamos submetidos a temperaturas mais baixas, pois o frio agride e resseca o rosto. Com a pele flácida, as rugas parecem.

    Além disso, a pele está sujeita a sofrer danos causados pela luz visível, proveniente de aparelhos eletrônicos que possuímos dentro de casa: televisores, celular e computador. O fotoenvelhecimento causado pela luz visível deixa a pele com maior número de manchas e aspecto envelhecido.

    Nesse caso, o uso do protetor solar favorece a produção de colágeno da pele e reduz os danos do envelhecimento precoce, auxiliando para uma pele jovem e saudável.

    Descamação
    Tomar um banho escaldante é uma coisas mais gostosas do inverno, não é mesmo? Mas, apesar de fazer bem para o espírito, a água quente não faz tão bem assim para a nossa pele.

    O calor excessivo da água pode provocar oleosidade no couro cabeludo, ressecar a pele e remover sua proteção. Assim, a pele pode descamar e se tornar oleosa. O uso diário do protetor solar ajuda no fornecimento de hidratação para a pele e evita a descamação e a desnutrição do tecido.

    Câncer de pele
    Dentre os muitos benefícios que o protetor solar pode trazer para a pele, a prevenção contra o câncer de pele é o principal deles.

    Ainda que o número de raios solares seja maior no verão, no inverno eles também chegam na pele. Por isso os cuidados para prevenção do câncer de pele devem ser diários e não devem se limitar apenas à região do rosto. Todas as partes do corpo que ficam expostas ao sol devem ser protegidas, como pescoço, mãos, braços e colo.

    Dicas extras:

    Agora que você já sabe a importância de usar filtro solar em todas as estações do ano, vou deixar aqui embaixo algumas dicas para potencializar os cuidados com o rosto.

    . Escolha o filtro solar perfeito para a sua pele: para peles oleosas, o ideal é buscar opções oil-free, já as peles secas, versões em creme ou loções. Peles sensíveis, pedem protetores com fórmulas minerais ou em pó.

    . Mantenha os hábitos saudáveis: má alimentação, tabagismo, ausência de cuidados (falta de limpeza e hidratação da pele) e o estresse são inimigos em potencial da prevenção de rugas e manchas.

    .Vitamina C: enquanto os filtros formam uma barreira protetora na pele, a vitamina recupera a integridade do DNA celular, que pode ter sido danificado pelos raios solares. Por isso, dê uma atenção especial aos níveis de vitamina C que você anda ingerindo.

    . Remova o filtro solar: só porque ele é bonzinho não significa que você não deva removê-lo da pele ao final do dia. Procure por produtos que higienizam a pele, removendo as impurezas, resíduos de maquiagem e poluição.

    Pronto! Agora você já sabe porque o filtro solar é tão importante na sua vida e como manter a sua pele saudável e hidratada por muito mais tempo.

    Se mesmo assim você não estiver satisfeita com o aspecto da pele do seu rosto nesse momento, existe uma infinidade de procedimentos não invasivos que podem te ajudar a resolver esses pequenos probleminhas e devolver a sua autoestima.

    Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato ;)