• 12/02/2019

    Rugas e linhas de expressão: os procedimentos que amenizam os sinais do tempo

    Adiar ou reduzir os chamados sinais do tempo é um dos principais motivos pelos quais pacientes recorrem a um cirurgião plástico. As rugas e linhas de expressão são resultados naturais do envelhecimento da pele, mas podem ser amenizadas com o auxílio da cirurgia plástica ou de procedimentos estéticos.

    A indicação para cada caso e objetivos deve ser feita por um cirurgião plástico, que poderá orientar sobre um ou mais procedimentos para atingir os resultados mais favoráveis. Veja quais são os principais:

    > Lifting facial por vídeo

    Também conhecido como lifting de sobrancelhas, o procedimento é indicado para pacientes com rugas na região frontal. A ptose (queda) dos supercílios, gera um aspecto facial cansado, e o lifting ajuda a elevar a posição das sobrancelhas e suaviza as rugas, rejuvenescendo o aspecto do rosto e revertendo a aparência fatigada.

    A cirurgia é realizada através de pequenas incisões no couro cabeludo, por onde é inserida uma ótica que permite visão ampliada para o reposicionamento dos tecidos.

    A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou anestesia geral. No pós-operatório imediato podem ocorrer inchaço (edema) e manchas roxas (equimoses). O retorno às atividades ocorre, normalmente, em torno de 10 dias.

    > Ácido hialurônico:

    A perda natural do volume de tecido da pele do rosto, que acontece, mais comumente, ao redor dos olhos, boca, bochechas e na linha da mandíbula, pode ser atenuada por meio de preenchimento facial.

    Sua aplicação pode melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, amenizar cicatrizes e reduzir sulcos profundos.

    O procedimento é realizado em consultório e o paciente pode retomar as suas atividades imediatamente. O resultado é começa a ser percebido logo nos primeiros dias.

    > Lifting cervicofacial

    Com o passar dos anos, o processo de envelhecimento vai fazendo com que ocorram alterações no tônus da pele e na sua elasticidade, assim como alterações na proporção de gordura facial e perda óssea. Tudo isso, contribui para a ptose dos tecidos, que ocasiona sulcos faciais, a perda do contorno mandibular e o aspecto envelhecido da face. O lifting cervicofacial, também chamado de ritidoplastia, é a cirurgia que tem como objetivo atenuar essas características.

    O procedimento realiza o reposicionamento de dos tecidos e a retirada de excedente de pele, proporcionando uma melhora no contorno do rosto e do pescoço.

    A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local e sedação ou anestesia geral. O uso de curativos compressivos é importante nas primeiras 24 horas, para evitar a formação de hematomas. O resultado já pode ser perceptível nos primeiros dias, mas o resultado final só vai se dar após a reabsorção completa do edema. A cirurgia necessita, em média, 15 dias para o retorno às atividades normais.

    > Toxina botulínica:

    Um dos procedimentos mais conhecidos por adiar e amenizar rugas e linhas de expressão é a aplicação de toxina botulínica. A substância atua por meio de um bloqueio temporário da contração muscular, suavizando os sinais do tempo.

    Pode ser utilizada na região da testa, ao redor dos olhos (pés de galinha), lábios e pescoço. O procedimento é feito em consultório, de maneira rápida, com possibilidade de retorno imediato às atividades normais do paciente. O uso de doses corretas e em locais adequados deve ser debatido com o cirurgião plástico, que fará as orientações para um resultado natural e harmonioso.