• 11/04/2018

    Custos que você deve considerar antes de fazer uma cirurgia plástica

    A realização de uma cirurgia plástica é, para muitas pessoas, a realização deum sonho. Mas, para colocá-lo em prática, é preciso ter em mente que, comoqualquer investimento, a concretização desse desejo precisa contemplar planejamento e organização financeira. Ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração que saúde e bem-estar estarão em jogo. Dessa forma, não se deve escolher local e profissionais que serão responsáveis pelo procedimento apenas pelo preço, mas por uma série de outros fatores. O mais indicado é optar preferencialmente por cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, capazes de transmitir confiança, garantir a segurança do paciente, esclarecer todas as dúvidas e ser realista com relação as possibilidades dos resultados.

    Dito isso, entenda melhor cada uma das etapas envolvidas para planejar o orçamento de uma cirurgia plástica:

    > Custos de internação: o ambiente hospitalar é sempre o mais seguro e indicado no caso de cirurgias de maior complexidade, como lipoaspirações e implantes de silicone, por exemplo. O local possui a estrutura e equipe de profissionais preparados para a intervenção em caso de algum imprevisto durante a realização do procedimento. Isso vale mesmo para as cirurgias em que o paciente tem alta no mesmo dia. Desta forma, a internação hospitalar é item fundamental para colocar na lista de custos.

    > Anestesista: a verificação da saúde e da estabilidade do paciente durante o procedimento cirúrgico é um critério essencial. Nesse caso, o médico anestesista não só é responsável pela aplicação do tipo de anestesia, como também é de sua competência monitorar todos os parâmetros vitais do paciente, tais como: pressão arterial, frequência cardíaca, nível de oxigênio no sangue e temperatura do corpo. A contratação do serviço deste profissional, bem como o valor da anestesia, são mais custos a se considerar.

    > Materiais: a qualidade dos materiais utilizados para a realização do procedimento também contabiliza no preço final da cirurgia. É importante que o paciente fique atento aos cuidados que o cirurgião dispensa a respeito disso, principalmente no caso de colocação de próteses de mama ou glúteos. As marcas das próteses devem ter certificação de órgãos responsáveis, como a FDA ou ANVISA. Se os valores estiverem muito abaixo no comparativo com outros profissionais, verifique se a diferença está na qualidade das próteses utilizadas.

    > Honorários do cirurgião plástico: a qualificação profissional do cirurgião certamente influencia na precificação, afinal, um médico qualificado e especializado na área investiu muito para alcançar este patamar, portanto é justo que profissionais renomados tenham preços mais elevados. Desconfie de honorários muito abaixo do restante do mercado e procure saber se o cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.