• 20/02/2018

    Resposabilidades do paciente antes e depois de uma cirurgia plástica

    Os resultados de uma cirurgia plástica dependem de uma série de fatores, entre eles, o conhecimento e técnicas aplicadas pelo cirurgião plástico profissional, preferencialmente, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas, também dependem da responsabilidade do paciente em seguir corretamente as orientações do médico com relação ao pré e pós-operatório. Essas orientações têm o objetivo de complementar a cirurgia, para que se conquiste o melhor resultado possível, além de prezar pela segurança do indivíduo. Conheça as principais recomendações:

    - Saúde: antes de qualquer cirurgia, são realizados diversos exames para avaliar as condições de saúde do paciente. Caso se verifique alguma alteração indesejada, o médico orientará quanto à resolução do problema. Após, serão realizados novos exames e o procedimento só acontece depois de se verificar o estado adequado de saúde.

    - Cigarro: o paciente fumante deve interromper o hábito 30 dias antes da cirurgia, pois a nicotina dificulta a cicatrização e aumenta o risco de embolia pulmonar e trombose.

    - Medicamentos: é recomendado que o paciente não utilize nenhum tipo de medicamento no pré-operatório sem consultar antes seu médico quanto a possíveis contraindicações. Algumas substâncias medicamentosas podem influenciar diretamente no procedimento, alterando a coagulação do sangue, por exemplo.

    - Cicatrizes: no pós-operatório, é necessário seguir corretamente as orientações quanto à higienização e realização de curativos, evitando complicações na cicatrização.

    - Retorno às atividades: é fundamental cumprir com o período de afastamento dado pelo médico com relação ao trabalho, exercícios e até atividades cotidianas, quando necessário. O objetivo é preservar a segurança do paciente e obter os melhores resultados.