• 17/11/2016

    Como escolher o tipo de prótese de silicone ideal

    A escolha do tipo, tamanho e formato da prótese de silicone depende de uma série de fatores, sendo os principais relacionados ao biotipo da paciente - altura, largura da caixa torácica, volume e formato prévio da mama e espessura do tecido subcutâneo. O preenchimento das próteses de mama utilizado atualmente é um gel coeso de silicone. Esse gel é firme e não liquido, o que faz com que não ocorram vazamentos no caso de ruptura, além de proporcionar sensação e aspecto mais natural.

     

    Existem diversos formatos de próteses de silicone, mas os principais são o redondo, que apresenta a mesma projeção nos pólos superior e inferior da prótese, criando uma aparência mais arredondada, e o anatômico, que tem uma projeção maior no polo inferior, dando um aspecto mais semelhante à mama natural. As próteses também podem ter projeção baixa, moderada, alta e super alta.

     

    Outra item a ser avaliado é a superficie da prótese, que pode ser lisa, texturizada ou de poliuretano. A lisa é menos utilizada hoje em dia. A texturizada possui micro rugosidades, que diminuem o risco de contratura capsular. A prótese de superficie de espuma de poliuretano se adere um pouco mais aos tecidos e é uma opção com baixo risco de contratura.

     

    É importante, durante a consulta médica, que seja feito um exame físico completo e uma avaliação individualizada de todos estes aspectos, para que o melhor tipo de prótese seja escolhido para cada paciente.