4 principais cirurgias plásticas nas mamas
A cirurgia nas mamas é uma das mais realizadas no Brasil. Existem diferentes técnicas, como aumentar ou reduzir, mas o objetivo principal é ressaltar as mamas e devolver a auto-estima.
Uma dúvida comum no meu consultório é referente aos procedimentos realizados nas mamas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia plástica nas mamas é o segundo procedimento mais realizado no país.
Seja por uma questão estética ou de saúde, as mulheres com que converso desejam valorizar os seios através da cirurgia. Existem diferentes técnicas para atender diversos casos, como por exemplo, aumentá-los, diminuí-los, levantá-los e até mesmo reconstruí-los, nos casos de remoção da mama devido a câncer da mama.
Para esclarecer sobre estes procedimentos e auxiliar qual seria o mais indicado para você, separamos as quatro principais opções.
1 - Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento ou cirurgia de prótese de mama pode ir além do desejo de querer aumentar os seios. Muitas vezes ela também é feita para restaurar o volume mamário após extrema perda de peso ou gravidez.
A cirurgia de colocação de silicone nas mamas é indicada para todos aquelas que desejam melhorar a simetria dos seios, alterar seu volume ou dar firmeza à região, após o desenvolvimento completo da mama (em geral, a partir dos 16 anos).
Através de procedimento cirúrgico, a colocação de uma prótese de mama pode dar mais harmonia para o corpo e melhorar de maneira significativa a sua autoconfiança. Por isso, esse procedimento também é recomendado para quem teve câncer de mama e deseja reconstruir a mesma.
2 - Mamoplastia redutora
A cirurgia de mamoplastia redutora, que realiza a diminuição do tamanho das mamas, é a opção mais indicada para reduzir o desconforto e até solucionar problemas de coluna causados pelo peso e volume dos seios.
Ela consiste em retirar parte do tecido mamário, de gordura e pele, e remodelar de acordo com seu formato natural. A quantidade de tecido a ser retirado vai depender da necessidade, objetivo e biótipo da paciente, devendo ser decidida em conjunto com o médico cirurgião plástico. Pode ser realizada com anestesia local e sedação, peridural ou anestesia geral.
3 - Mastopexia
A mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é o procedimento que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios, reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, promovendo simetria.
A mastopexia está indicada para mulheres que apresentam flacidez e caimento das mamas em função do envelhecimento, grande variação do peso ou amamentação.
4 - Reconstrução mamária
A reconstrução mamária é uma cirurgia reparadora, que é realizada, principalmente, após a retirada da mama total ou parcial como consequência do tratamento contra o câncer. A maioria das mulheres que passam pela mastectomia têm indicação para a reconstrução.
Esta cirurgia é uma oportunidade para estas mulheres recuperarem sua autoestima e sentirem-se bem com o seu corpo. Porém, esta decisão deve ser discutida com o médico, que vai analisar o método apropriado para cada situação e o desejo da paciente.
Cuidados no pós-operatório
A recuperação de uma cirurgia de mama exige alguns cuidados especiais, como qualquer cirurgia. É preciso evitar esforços com os braços por cerca de um mês e não levantá-los acima da altura dos ombros por duas semanas, também é importante realizar repouso pelo menos nos primeiros 3 dias. É normal sentir dor ou desconforto nesses primeiros dias e observar inchaço na região.
Por isso, também é fundamental utilizar um sutiã cirúrgico por cerca de um ou dois meses, para promover a correta cicatrização dos tecidos e acelerar a reabsorção do inchaço. Além de seguir todas as recomendações do seu médico.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.