• 03/08/2017

    Cirurgia plástica na terceira idade tem contra-indicação?

    Não existe idade certa para a realização de uma cirurgia plástica, logo, não existem contraindicações com relação à terceira idade. O que é avaliado é o quadro de saúde. O médico deverá pedir uma série de exames que irão atestar as condições do paciente para realização do procedimento e orientar o tratamento se for detectada alguma alteração.

    Segundo dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos mais procurados por idosos são:

    Blefaroplastia

    A blefaroplastia ou cirurgia das pálpebras é indicada para remoção do excesso de pele e bolsas de gorduras nas pálpebras. O excesso de pele nas pálpebras pode ocasionar dificuldade visual e aparência cansada. A cirurgia proporciona rejuvenescimento da região periorbitária e olhar mais alerta e descansado.

    Lifting facial (Ritidoplastia)

    Com o passar do tempo, a pele e os ligamentos cutâneos vão se tornando mais flácidos e ocorre uma queda dos tecidos da face, ocasionando o aumento de sulcos e perda dos contornos da face. Nesse momento o lifting facial ou ritidoplastia pode estar indicado, proporcionando reposicionamentos dos tecidos e retirada do excesso de pele e harmonização dos contornos da face. 

    Abdominoplastia

    A abdominoplastia é a cirurgia realizada para o tratamento do excedente de pele e gordura do abdômen, assim como o tratamento da musculatura abdominal, resultando em um abdômen mais liso e tonificado. Os casos mais comuns em que o procedimento é indicado são pacientes com flacidez e perda de tônus da musculatura abdominal, flacidez de pele, pele com estrias, resultantes de gestações, oscilações de peso ou causas genéticas.

    Mamoplastia Redutora

    A mamoplastia redutora é indicada para aquelas pacientes que apresentam hipertrofia mamária (mamas de grande volume). O excesso de volume mamário pode comprometer a autoestima, assim como ocasionar alterações posturais e dores nas costas.